POSTAGEM DO BLOGGER

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Palestra Despertando Sonhos – Gerando mudanças?


Palestra Despertando Sonhos
Despertando Sonhos

07/10/2016
Público Alvo

Conselheiros natos, conselheiros e diretores, do Iate Clube de Brasília, Federação Náutica de Brasilia e seus membros, familiares e velejadores de optimist, interessados em construção amadora, nautimodelistas, velejadores em geral, capitães de flotilha e membros, sócios do iate, aficionados por barco, novas tecnologias, aficionados por novos conceitos.

           


Palestra Despertando Sonhos

PALESTRANTE ROBERTO GEYER
Roberto Geyer 66 anos
            Nascido em 1949, de uma família tradicional no Iatismo. Seu avô, Leopoldo Geyer, começou a velejar em 1909, em Porto Alegre, num escaler que comprou num leilão. Desde cedo sempre velejou com seu pai no Cairu ll, e aos 9 anos, em 1958, ganhou seu primeiro barco à vela, que era da classe Pinguim. Velejou no Pinguim até 1965 quando comprou um barco da classe Snipe que velejou até 1970. No ano seguinte passou a velejar no seu novo barco da classe Star. Em 1974 participou do grupo que importou os primeiros 10 Lasers no Brasil, quando foi formada a Flotilha BL1.
            Desde 1960 passou também a velejar com seu pai no Cairu lll, um barco de oceano de 48’, participando de regatas locais no Rio de Janeiro, Regatas Santos Rio, Buenos Aires/Mar del Plata/ Punta del Este, em 1966. Em 1968 foi navegando até o Caribe no Veleiro americano Ondine, de 76’; participou da Regata Salvador Rio 1969.  Em 1973 veio navegando de volta do Caribe no Cairu lll, depois de um cruzeiro de 2 meses que seu pai fez por lá. Em 1973 foi participar do Campeonato Holandês e Europeu, na classe Soling, na cidade de Medemblick, na Holanda.
            Desde 1998 passou a comandar o Cairu lll, participando de regatas de veleiros Clássicos, inclusive das Regatas de Veleiros Clássicos de Búzios, desde 2006. Tem participado, também, da Regata Santos Rio, na qual o Cairu lll foi vencedor em 1965, sob o comando de seu pai. Como hobby gosta muito de trabalhos de carpintaria naval, talvez incentivado pelo acompanhamento da construção do Cairu lll (1958/1960).
            O aprimoramento na carpintaria naval veio através de vários livros e revistas especializadas sobre construção de manutenção de barcos de madeira e de inúmeros vídeos que veiculam sobre esse tema na Internet. Em janeiro de 2016 resolveu construir um Dinghy para seu neto de 3 anos, com objetivo de incentivá-lo a começar na vela.
            “Muitos dizem depois de mais velhos todos devem escrever um livro, mas eu prefiro fazer um barco”
Hoje está construindo seu segundo Dinghy, este de 9’ e desenhado por ele próprio, inspirado em vários projetos de outros Dinghies.
Formado em Administração de Empresas pela Faculdade Candido Mendes e com Pós-graduação em Marketing na ESPM RJ.                                        
PALESTRANTE rommel castro
Rommel Castro 66 anos
Nascido em 1950, carioca de nascimento, brasiliense de coração. Começou a velejar com seu Tio Théo Pereira da Silva no Iate Clube de Brasília. Em 13 de dezembro 1959 já frequentava o iate, onde teve a oportunidade de ver o nascimento do clube. A amizade com Velho Fernando Araújo me ensinou os primeiros fundamentos da vela. Iniciava ali toda uma história de vida.
Já a partir dos anos 60 começou a participar de regatas da Classe Pinguim, com Cristiano Rocha Miranda Pontes, Bruno Rabello, Guilherme Raulino, Zè Federal, uma turma de campeões que singravam as águas do lago Paranoá, e participação em regatas oceânicas. Através do comodoro e fundadores pilares do incentivo da náutica proporcionando nesta década a conquista de campeonatos nacionais e internacionais. Em 1974 com orgulho foi convidado para ser Gerente do Setor de Náutica do Iate Clube, posteriormente convidado pelo então Comodoro do Iate Edgar Hasselman a assumir o cargo de Diretor do Departamento de Turismo responsável pela área de eventos da capital, ficando responsável pela organização execução dos eventos carnavalescos, baile da cidade, festas das nações, chegada do Papa, concurso miss Brasil, Missa do Galo, Projeto Aquários - concerto de música clássica realizados no parque da cidade e no gramado da Camara dos Deputados. Juntamente com a equipe do departamento planejaram e executaram a Campanha Brasilia Capital do Natal na Esplanada dos Ministérios.
Em 1976 foi medalha de prata nas eliminatórias do Campeonato Pan-Americano e Campeão Sul Brasileiro da Classe Snipe em dupla com Guilherme Raulino. Além de competir, também por longo tempo desempenhou o papel de orientador, promovendo na época aulas de táticas, regras de regata, e ensinando adultos e crianças a velejar. Recebeu a medalha de Honra ao Mérito do Esporte (destaque do ano de 1976) conferido pelo governador do Distrito Federal. Toda uma trajetória ligada ao Iate Clube de Brasilia e ao lago Paranoá.
Com admiração por todos amigos da vela, em particular ao grande escoteiro Chefinho, Comandante Altineu Pires Miguens, suboficial Fernandes que me proporcionaram um vasto conhecimento da náutica em 2003 resolvi criar a Rede Virtual do Conhecimento Náutico. Nasceu de um iniciativa e vontade particular na aquisição de novos conhecimentos, e divulgar o Conhecimento Náutico e desta forma contribuir para a cultura náutica e mentalidade marítima. Formado - Bacharel em Turismo pela Faculdade de Ciências Exatas, Administrativa e Sociais – UPIS.

PALESTRA DESPERTANDO SONHOS.

Despertando Sonhos 02


                                       

Despertando Sonhos 04

Acompanhamento no facebook

A palestra realizada em Brasília no Iate Clube teve todo um acompanhamento publicitário sendo divulgada através de nos nossos grupos no facebook atingindo assim um grande público virtual.
O intuito da Rede Virtual do Conhecimento Náutico tem como objetivo principal divulgar as informações de forma colaborativa visando atender a todo o meio náutico e desta forma possibilitar juntamente com os colaboradores a melhoria da Cultura Náutica e Mentalidade Marítima procurando formar assim uma comunidade náutica.
Agregar as informações referentes a náutica é um desafio, entretanto a rede virtual nos permite através de vários recursos de tecnologia avançar neste caminho. Os nossos grupos no facebook por exemplo são todos abertos o que possibilita agregar novas pessoas, novos velejadores, novos membros. Vale ressaltar que dentre estes novos membros temos uma enormidade de pessoas que detém um vasto conhecimento. A evolução da cultura náutica, se faz por meio destes excelentes colaboradores que de alguma maneira procuram contribuir e colaborar com o desenvolvimento do grupo e da comunidade náutica. Muitos de nossos membros não estão ali para CURTIR, estão para colaborar, e compartilhar bons comentários, seguindo sempre o foco de nossos grupos.

uma ideia de nossa rede virtual

Despertando Sonhos 03


Esta experiência da palestra Despertando Sonhos, foi elaborada com um propósito de adquirir novos conhecimentos e processos de marketing que venham permitir uma agilidade na elaboração de conteúdos para a Rede Virtual do Conhecimento Náutico. Uma coisa é notória em todo este processo o entendimento da colaboração e compartilhamento de informações, e o entendimento que agregar valores e conhecimento é o ponto chave para a formação da Comunidade Náutica. Um exemplo muito claro que acontece na rede internet é que temos vários grupos, vários sites, dedicados a náutica e na maioria deles são ambientes fechados e algumas vezes exclusivos.
Provavelmente num evento de barcos de oceânicos não se fale nada sobre nautimodelismo, pois este não é o foco dos barcos oceânicos pois estão com o foco da competição. Entretanto podemos citar vários problemas num grupo de barcos oceânicos, vamos então considerar apenas um deles, a falta de proeiros. Este estranho fenômeno não é tratado corretamente dentro do meio náutico. Será que os grupos fechados não contribuem negativamente para isto. O que nós vemos são reuniões de proprietários de barcos e não de velejadores. Sempre a característica exclusiva está presente de forma indireta. Agregar valor ao evento pode ser o caminho, convide a turma de nautimodelismo para fazer uma regata antes da sua competição, na hora da sua competição com certeza já terá novos proeiros para você velejar. Qual é o praticante de nautimodelismo que não gostaria de ser convidado para velejar. Seguindo este raciocínio você pode alavancar e agregar mais a comunidade náutica.

nossas publicações na rede virtual

Despertando Sonhos 05
A rede virtual do Conhecimento Náutico ainda engatinha na execução de seus objetivos traçados, a velocidade aqui não é nossa meta. Temos alguns livros publicados e que fazem parte de um conjunto de aprendizagem colaborativa e a cada dia vamos aprendendo e conquistando novos colaboradores que passam a entender o processo de participação e colaboração. Todo o processo é bem simples e não tem nenhum mistério, se você acredita que é possível já é um bom caminho para transmitir o seu conhecimento e agregar valor à rede.
A rede virtual já está preparada para receber seu conhecimento é transmitir para os demais muitos deles sedentos pelo conhecimento náutico, as vezes é compreensível que a maioria dos velejadores já se acham sábios em relação a este assunto e não tem humildade ou vergonha de participar. O que é plenamente normal, mais por trás de tudo sempre existe um segredo universal. Se você não participa você acumula o seu conhecimento na sua mente apenas para si, sua mente envelhece com este conhecimento e não adquiri nada de novo, ela envelhece, ela continuamente lhe passará esta mensagem dita por muitos. Isto já foi tentado, e não deu certo! Nas reuniões você sempre dirá a palavra NÃO! Não aceitará novas ideias! Não ouvirá as ideias pois não interessa, você é um sábio burro! Parou no tempo. Não somente o seu corpo envelheceu como a sua mente também.  Não está aberto a inovação, ao empreendedorismo, está totalmente fechado num processo particular de doença em que a única cura é a mudança de paradigma, da confiança mútua, e a vontade de fazer.
Todo um processo de mudança de paradigma é lento, entretanto com os recursos disponíveis é evidente que as coisas vão se tornando um pouco mais rápida. Abreviar o tempo neste caso é totalmente possível. Veja o caso da simples Palestra Despertando Sonhos onde necessariamente atingimos um grande número de pessoas, que passam a ter este conhecimento. Passam a direcionar os seus sonhos para um novo mundo antes desconhecido. Quantos neste Brasil nunca viram o barco a vela, e não sabem até mesmo como ele sem motor podem velejar através dos rios, mares, lagos. Quando despertamos este caminho pode ter certeza da procura para realizar este sonho é grande, precisamos assim do apoio de todos. Já convidei muitas pessoas para velejar, pelo simples fato de elas estarem no cais olhando o barco sem entender como aquele bicho estranho funcionava, depois de um convite, a procura do curso de vela, depois do curso a participação com os novos amigos. É desta forma simples que uma comunidade de náutica é formada, mais precisamos estar atento a isto, e não nos fecharmos na rede ou em nossos eventos.


                                                 

marketing da palestra despertando sonhos.

Vimos no quadro anterior a abrangência da Rede Virtual do Conhecimento Náutico, onde todo o nosso material da palestra foi disponibilizado três meses antes do evento. Veja que no quadro abaixo temos todos os grupos do facebook. Temos também os ícones correspondentes aos sites que compõem a nossa rede, onde todas as publicações foram compartilhadas. Desta forma podemos de maneira simples detectar toda abrangência do processo de divulgação realizado.
Despertando Sonhos 06

marketing realizado nos grupos yahoo!

Levar este conhecimento aos mais diferentes meios é o trabalho e objetivo de nossa rede, a capilaridade e abrangência faz com que possamos disseminar as informações de maneira diversa e rápida, não ficando apenas preso a um sistema ou a um site. Dentro de nossos grupos no Yahoo! Grupos e dentro dos grupos que a rede participa a informação foi levada aos mais diferentes recantos virtuais. Seja em grupos no Yahoo Brasileiros ou Internacionais, veja um dos exemplos.
Despertando Sonhos 07

marketing realizado no blogger conhecimento náutico

Veja em nosso Blogger as atividades que antecederam a Palestra Despertando Sonhos. Quero dizer aos senhores que todas as atividades de divulgação foram feitas sem utilização de pagamentos de recursos publicitários pagos. A nossa rede ainda não tem potencial financeiro para aplicar neste tipo de atividade. Todas as atividades promocionais são realizadas através de recursos na rede gratuitos.
Despertando Sonhos 08

No mapa mundo abaixo você pode ter uma ideia a onde nós estamos navegando com a nossa Rede Virtual, pontos representativos que nos incentiva a cada dia melhorar o nosso trabalho juntamente com nossos colaborares e membros virtuais.
Despertando Sonhos 09

marketing nos grupos facebook

Nossa publicação na internet via facebook alcançou 1.243 pessoas sem precisar impulsionar a publicação. Impulsionar a publicação significa pagar uma quantia para fazer a publicidade do facebook. Com poucos recursos, exemplo 50 reais você pode impulsionar a publicação e atingir 150.000 pessoas, entretanto como a rede não tem disponibilidade para efetuar este processo tentamos então fazer o melhor possível para que alcancemos muitas pessoas. Este material também foi distribuído para todos os grupos no Yahoo!, ao qual a rede Virtual do Conhecimento Náutico está conectada, além de ser enviado também por e-mail marketing.
Despertando Sonhos 10

Outra publicação divulgando a Palestra como você pode ver abaixo atingiu 520 pessoas. Onde Através de códigos QRCODE disponibilizamos alguns brindes para a pessoas, que por meio de celulares poderiam baixar estes brindes. Uma inciativa para desperta a curiosidade das pessoas e desta forma também aproveitarmos para repassar conhecimento através dos calendários, livros, e publicações náuticas. Este material também foi distribuído para todos os grupos no Yahoo!, ao qual a rede Virtual do Conhecimento Náutico está conectada, além de ser enviado também por e-mail marketing.
Despertando Sonhos 11



                                            

marketing eventos facebook


Outro recurso utilizando dentro do facebook foi a geração de evento criada no Calendário do Facebook, esta ferramenta é muito boa e atraente para fazermos a divulgação de nosso trabalho. Ainda pouco usada pela maioria. Tem um potencial enorme para ser utilizada como um Calendário Universal de todos os eventos náuticos no Brasil. Naturalmente se houvesse o interesse da comunidade náutica em se comprometer a usar esta ferramenta para disponibilizar os seus calendários de eventos.
Despertando Sonhos 12


CONSIDERAÇÕES
A ferramenta de tecnologia do facebook, CALENDÁRIO DE EVENTOS, é ainda pouco usada pela comunidade náutica, o que é uma pena. Ela poderia ser usada amplamente para todos os eventos de Náutica no Brasil desta forma teríamos um calendário e um banco de dados espetacular para toda a comunidade náutica. Além de contar com toda uma estrutura de publicidade disponível, dando oportunidade você negociar com patrocinadores, disponibilizar sua instrução de regata, disponibilizar mídias, etc.
Mudanças nem sempre são percebidas, mas devemos nos lembrar que a própria vida exige mudanças, a vida é movimento. Se elas não veem não existirá o movimento adequado para que aquela comunidade possa evoluir. Aqueles que nadam contra o fluxo da maré vai obter o cansaço e o desânimo. A aprendizagem do conhecimento e da tecnologia permite você ir com o fluxo da maré ao seu favor. Simples e objetivo, quando você está competindo você elimina a sensação negativas, egoísmo, não escutar, não participar, não cooperar, porque você está concentrado em vencer a você mesmo. Está atento as mudanças da maré, as mudanças do vento, as mudanças das nuvens, você está focalizado no desempenho, e se com tudo isto você vence. Você sente vitorioso, se sente capaz. Porque você não faz isto também com um grupo de pessoas, escute, gere mudanças, prepare um grupo para vencer, faça a sua comunidade vencedora.
O processo de criação de um evento no facebook é bem simples como você pode aprender no link a seguir - http://ow.ly/c5xz3056inN  é importante salientar que este processo não precisa ser exclusivo da sua entidade de náutica, você pode criar o seu evento e divulgar o que desta forma estará contribuindo para o fortalecimento da comunidade náutica e melhoramento da cultura náutica e mentalidade marítima.
Despertando Sonhos 13

Observe na figura abaixo, ou entre no seu facebook, e notará que praticamente neste calendário não terá somente os eventos, mais todo o banco de dados de pessoas, velejadores e não velejadores onde você poderá trabalhar de forma a melhorar todo o processo de comunicação de seu evento. Um dos grandes problemas que nós temos é realmente a comunicação, e a falta de integração entre as atividades de náutica.
Despertando Sonhos 14

Despertando Sonhos 15
Se você entrar no site acima e escolher Brasil para mostrar os eventos, não verá nenhum. Pois é acho isto uma grande falha tanto nacional como internacional. Os nossos calendários locais mudam constantemente causando muita confusão aos velejadores, estes conflitos podem ter certeza tem um custo, a não participação. Sem contar as alterações constantes nas instruções de regata que determinam assim a não participação de muitos.
A rede virtual do Conhecimento Náutico tem nestes últimos anos enfatizado este assunto e divulgado este procedimento. A comunidade náutica é desagregada e não consegue ver com certeza que o seu produto não está sendo bem vendido por eles mesmo. Agregar as atividades de náutica é um grande desafio. Este fenômeno também acontece nos clubes onde eles acreditam que tem o foco nos seus associados, entretanto grande maioria dos esportes os participantes são interclubes, ou Inter participantes, eles estão eu diria fora do quadrado, e dentro desta visão o clube não estaria fazendo o marketing corretamente para novos associados, novas ideias, etc.
Uma simples publicação no site acima o clube estaria se disponibilizando a ser conhecido internacionalmente e ele tem que estar preparado para isto, pois novas demandas podem surgir beneficiando o clube a parcerias e novos investimentos. Uma visão que nova para o clube sem nenhum investimento ou gasto. As observações nesse relatório não têm o sentido de reclamação, e sim o sentido para reflexão do que pode ser feito. Atitudes simples são na maioria das vezes estas que geram grandes mudanças, saindo assim daquela posição de apenas administrar conflitos, e gerando sempre a desculpa mais comum, não temos projetos. Ter ou não projetos é uma falta de atitude, e uma grande falta de comunicação entre os seus clientes, no caso de um clube, de seus sócios.

marketing transmissão ao vivo

Na modalidade de transmissão ao vivo notamos que requer ainda uma experiência pratica para que tudo saia perfeito. Depende muito do local e principalmente da taxa de transmissão do WIFI pela internet. Podemos considerar que a nossa primeira transmissão foi um sucesso, não conseguimos cem por cento do objetivo, entretanto a experiência adquirida já aponta para novos rumos e novas ideias a serem aplicadas na rede.
Este evento no Iate Clube foi de grande importância para Rede Virtual do Conhecimento Náutico pois como nosso trabalho sempre teve direcionado para outros focos nacionais e internacionais, podemos considerar que esta iniciativa foi a primeira iniciativa em Brasilia de forma presencial. Devido ao foco de nosso trabalho ser cem por cento virtual, muitas das vezes devido à falta de recursos, sejam humanos e financeiros todo o tempo destinamos ao gerenciamento da rede, e da geração de conteúdo. Neste evento então rompemos algumas barreiras pois nós realizamos o evento com trabalho de parceria virtual, o que foi possível adequando a oportunidade fazer a palestra sem nenhum custo para o Clube.
  Despertando Sonhos 16


                                              

FEEDBACK
A palestra foi preparada para ser apresentada no Iate Clube de Brasília no deck do comodoro. Tivemos inscritos na secretaria de Náutica 51 cinquenta e uma pessoas. O clube no final da palestra disponibilizou cerveja para os que ali compareceram.
Compareceram e ficaram até o final da palestra 25 pessoas que tiveram oportunidade de participar integralmente do programa oferecido. Tivemos participação com perguntas e o interesse na construção amadora, e também no conceito de FabLab Náutico onde poucos presentes conheciam deste assunto tão novo para a comunidade náutica.

marketing fablab náutico virtual

Interessante abordar este movimento de FABlab pois a Rede Virtual do Conhecimento Náutico com seu trabalho desde 2003 vem seguindo muitos dos conceitos desse modelo. Assim como no Brasil, Holanda, Portugal e Peru, criaram uma associação nacional que tem como objetivos, esclarecer os princípios de um FABLab.
Vejo com muita clareza que o princípio adotado tem tudo a ver com o trabalho da rede virtual do Conhecimento Náutico, já que atividades como, projetos virtuais, oficinas virtuais, museu virtual, inovação e empreendedorismo virtual, podem ser agregados a utilização de máquinas e softwares conjuminando assim uma verdadeira plataforma de inovação. Trabalhar no conceito de FABLab Náutica pode ser o início de um novo caminho para a náutica.
O foco de nossa palestra DESPERTANDO SONHOS é na realidade o primeiro passo para qualquer iniciativa futura, posso afirmar com certeza que a nossa Rede Virtual já deu este primeiro passo, e estamos dispostos a ir realizando sem perda de motivação, a principal mola impulsionadora de nossos desafios. Quando passamos a ter as informações é notório visualizar com clareza o futuro, e vejo neste caminho que iniciativas como estas poderiam atender a vários clubes de vela, escolas de vela, e comunidade náutica de forma abrangente e organizacional.
Despertando Sonhos 17
Todo o processo de evolução da Rede Virtual do Conhecimento Náutico vem sendo adotado pela prática de cada atividade executada na rede. Desta forma vamos traçando um rumo para que a nossa Rede venha a crescer naturalmente e atender os objetivos principais de disseminar a Cultura Náutica e Mentalidade Marítima.
Entretanto é necessário muita das vezes mais conhecimento para tratar a rede comercialmente e desta forma gerar recursos que possam contribuir para novos projetos. Este fato tem sido uma procura para achar um caminho para resolução deste problema, sem, entretanto, ter isto como objetivo principal.
Despertando Sonhos 18

 

Seguindo a intuição e conceito do infográfico acima, a Rede Virtual do Conhecimento Náutico resolveu abrir um novo grupo, sendo um grupo fechado de início para poder definir todo este conceito, e estudar a modalidade de entrada dos membros que talvez possam ser feitas mediante de uma adoção anual. Esta ideia ainda vai ser analisada corretamente para abertura ao público do novo grupo Virtual – FABLab Náutico Virtual.

marketing #importarbarcosolímpicos

Ainda em fase inicial de coleta de informações a rede Virtual do Conhecimento disponibilizou um arquivo brainstorm visando ter colaboradores e ou participantes, esta ação visa motivar a comunidade náutica em primeira etapa ter uma posição sobre o assunto. Muito comum na internet principalmente no facebook as pessoas curtirem ou simplesmente tecer um comentário que não tem nada a ver com o foco do problema. Talvez isto aconteça pelo simples fato de não ter lido corretamente as informações enviadas, ou até mesmos elas não estarem adequadas para este processo.
 Despertando Sonhos 19



Mesmo que venhamos a focar no quantitativo de pessoas alcançadas podemos simplesmente tirar uma conclusão que este motivo é válido para que possamos investir nesta ação. Como estudo inicial temos então uma posição que falta vencer etapas para que a comunidade náutica venha a se manifestar. Este trabalho é trabalho árduo que poderia ser minimizado se na internet pudéssemos agrupar, agregar, pessoas com este pensamento para a resolução de problema.
O investimento de tempo nesta ação no momento se justifica pela característica de estar apreendendo todo um conjunto de fatores que na maioria das vezes não são mapeados, pois também não houve iniciativas para isto.
De uma coisa estamos certo, pelo número de curtidas, ou número de pessoas alcançadas esta é uma proposição que demonstra interesse, mesmo ela tendo sido direcionada apenas para o esporte náutico da vela.
Despertando Sonhos 20

marketing filme sete imagens.

O avanço e mudanças na rede, demonstra evidentemente que elas além de necessárias ajudam no impulsionamento das informações. Como a rede Virtual do Conhecimento Náutico não tem arrecadação financeira ela deve usar este recurso de sete imagens para disseminar as informações referentes aos seus trabalhos.
Despertando Sonhos 21

conclusão deste trabalho.

Este trabalha ainda esta sendo elaborado mais abaixo e servirá de guia para novas ações da rede, dentre elas:
  1. Ampliação da disseminação de informações através do marketing atingindo assim a novos membros.
  2. Continuidade da campanha para Importação de Barcos Olímpicos.
  3. A preparação de um ns14 para a versão Vela Adaptada.
  4. Nosso grupo FABLab Náutico Virtual já em atividade http://ow.ly/qJyb305fhlu
Capa Natal 2017 - FABLab Náutico Virtual

Os links abaixo lhe ajudarão a entender como utilizar as hashtags, experimente no Facebook e confira na prática a utilização desta ferramenta.
#ConhNáutico4Motonautas#ConhNáutico5 - Velejadores de Oceano, #ConhNáutico6 - Frases de incentivo#ConhNáutico7  - Velejadores de Star#ConhNáutico8 - Livro Estratégia de Regata  #ConhNáutico9 - Blogger ConhNáutico., #ConhNáutico10 - Livro Histórico Star, #ConhNáutico11Marinas Floatboat Houseboats,  #ConhNáutico12 – Velejadores NS14, #ConhNáutico13 - Marinas & Projetos & Ideias, #ConhNáutico14 - Inovação & Criatividade, #ConhNáutico15 - Melodias para Navegar, #ConhNáutico16 - Vela Olímpica, #ConhNáutico17 - Construa seu Barco, #ConhNáutico18 - Velejadores Clássicos, #ConhNáutico19Velejadores de Nautimodelismo., #ConhNáutico20FABLab Náutico Virtual#ConhNáutico21Compartilhe Livros Náuticos, #ConhNáutico22 - Histórico da vela, Lago Paranoá, #ConhNáutico23 – Instituto Escola de Náutica, #ConhNáutico24Velejadores de Multicascos, #ConhNáutico25Velejadores pelo Mundo. #ConhNáutico26Náutica é a sua paixão, COMPRA & VENDA & TROCA & CURSOS

Mudança de Paradigma

Apreciar as pequenas conquistas deve ser um hábito para aqueles que pretendem contribuir para a cultura náutica. Cada conquista tem um sabor especial e toda a conquista por menor que seja, deve ser elogiada e compartilhada. Não há dúvida de que para alcançarmos o sucesso temos de trabalhar duro por um longo período. Este sucesso não vem da noite para o dia, ele é construído ao longo do tempo. Acredito que, entre os participantes de atividades náuticas, haja muitas pessoas de visão dispostas a compartilhar novos conceitos; no futuro iremos comemorar juntos o sucesso de nossas ideias.

Cultura Náutica e Mentalidade Marítima

O conhecimento dos livros abaixo permite que você também colabore com a melhoria de nossa cultura náutica e mentalidade marítima. Se você gostou de nosso trabalho, cadastre-se em nosso blog, divulgue, compartilhe – torne-se um membro efetivo mediante sua participação.
Lembro a você que quando se adquire conhecimento, domina-se algo novo. A decisão de adquirir conhecimento novo depende apenas de você. Quando você não compartilha a nova informação que adquiriu e que gostou, o valor dela se torna menor. Valorize seu novo conhecimento, compartilhando-o com seus amigos. As leis naturais são sábias; se você compartilhar, terá um retorno maior para o seu próprio crescimento. Experimente e cresça conosco.
Por que motivo divulgamos a venda de nossos livros? Todo o nosso trabalho procura atingir os objetivos que almejamos, e para tanto são necessários recursos financeiros, que nem sempre estão disponíveis. Temos a certeza que você sabe muito bem como funciona. Torcemos para que você compre um livro. Somos seres humanos na busca de um ideal, procurando obter resultados com a realização de nosso trabalho. Ao comprar um livro estará nos ajudando a desenvolver novos projetos. 

Compre aqui nossos Livros Publicados 

nas versões impressas, e ebook.

Compre Agora  Ebook Compre Agora
Ebook
 Compre Agora  Ebook Compre Agora   Ebook
Compre Agora  Ebook Compre Agora  EbookCompre Agora EbookCompre Agora Ebook
Compre Agora EbookCompre AgoraEbookCompre Agora  EbookCompre Agora Ebook

Agradeço aos nossos membros, MUITO OBRIGADO por estarem aqui participando de alguma forma, a simples atitude de você estar aqui conosco nós consideramos uma vitória pois o nosso trabalho é para você. Se você gosta da náutica, não  importa que esporte pratique, nós temos a certeza que este nosso trabalho pode contribuir. Uma atitude de parceria, é uma atitude que contribui para a cultura náutica e mentalidade marítima.

Colabore, faça uma doação.

Por vezes refletimos sobre trabalhos fantásticos realizados por pessoas que buscam um determinado objetivo e têm êxito. Na nossa cultura não temos o hábito de fazer uma doação, mas é lógico pensar que estas pessoas tem a necessidade de obter recursos para o desenvolvimento de seus projetos.
Gostamos muito de receber, e de várias pessoas recebemos trabalhos de alta relevância, nos sentimos satisfeitos quando realmente o trabalho tem intenções louváveis.
Nesta hora de reflexão, sabemos que você pode fazer a diferença. Pois a sua doação será aplicada no desenvolvimento dos processos e dos projetos, de forma a alavancar e conquistar nossos objetivos. Desde já agradecemos a sua participação, o que nos motiva a cada dia melhorar mais.



Aquele que divulga, comenta, compartilha o seu conhecimento, contribui
para a Cultura Náutica e Mentalidade Marítima.

Nenhum comentário :