POSTAGEM DO BLOGGER

quarta-feira, 13 de abril de 2016

FABlab Náutico - Projeto Hidrofólio. O sonho de voar.


Rede  Virtual do Conhecimento Náutico 
Convido a você a cadastrar-se na nossa Rede, recebendo no ano de 2016
informações e trabalhos que serão realizados diretamente para você.
Aproveite, cadastre-se agora e convide seu amigo!
Nos ajude a fazer o cadastro Brasileiro da Náutica,
em nossa Rede Virtual Conhecimento Náutico.


Ter uma  atitude depende apenas de você. Basta tomar uma decisão e e seguir em frente. Naturalmente, novidades e mudanças afetam diretamente a tomada de decisão, entretanto novas atitudes em geral precisam ser tomadas a fim de que  que mudanças venham a acontecer.

Plano do Projeto

Objetivo do projeto é de elaborar um projeto virtual de um kit hidrofólio e posteriormente fabricar a peça. Este projeto pode atender as pranchas de surf motorizadas, atender os stand up motorizados, podendo ser usados também nos a vela, Laser, Ns14, dingue, Hobby 14 e 16. Todo o projeto deve priorizar não alterar as características principais dos barcos, ou dos veleiros de competição. Em nossa oficina virtual tem a  Galeria de imagens, e  playlist youtube para auxílio e desenvolvimento do seu Projeto

Necessidades do Projeto.

  • colaborar, compartilhar, com pessoas interessadas na realização do projeto, usar os programas disponíveis na internet  Delfship, LibreCad, solidworks, autocad, etc
  • ampliar a divulgação nas universidades, pois se trata de um projeto colaborativo virtual.
  • a inovação se faz com parcerias, mudar paradigmas que possam influenciar nossas instituições náuticas, flotilhas e velejadores, a terem em sua pauta novas discussões e projetos futuro. 
  • trazer empresas que juntos podem elaborar novos produtos na náutica.
  • faça o seu grupo na sua escola de vela para estudar o assunto. discutir, debater. as mudanças começam por você.
  • já temos participação da Flotilha de Microtoner 19 onde um dos integrantes coloca seu barco a disposição para estudo de elaboração do kit para o Microtoner 19.

What else are you looking for - the window 
of opportunity is now!
#projetohidrofolioconhnautico Novo sistema de estabilidade dinâmica, a tecnologia avança em grande velocidade, e vamos nós. Uma pena ter um projeto parado a 7 anos, http://ow.ly/PL8M30fIBDt
    
Fonte: Facebook Michael Aeppli 

Como participar.

Lendo este nosso material disponibilizado, se informando de todo o nosso propósito e se sentir a vontade para fazer nos comentários a sua contribuição. Ela será avaliada e colocada quando da atualização desta pagina.  Veja esta apresentação em 3D, Com uma montagem de imagens reais do barco à vela, e modelagem de computador 3D, que ilustra muito claramente como os foils  são operados em um Imoca 60 como Safran.

            

Coloque o seu cursor no canto superior esquerdo do filme acima, e a esquerda da palavra PLAYLIST clique para acessar outros filmes sobre este mesmo assunto selecionado para você. Faça parte desta equipe virtual com suas ideias, ou a sua colaboração.

Projeto Hidrofoil2 Projeto Hidrofoil3
#projetohidrofolioconhnautico voar no no brasil será uma questão de tempo e não mais de tecnologia, a cultura náutica e mentalidade marítima e inovação ainda são ignoradas por muitos inclusive os que já velejam. Necessário mudar estes paradigmas em clubes e instituições normativas de vela no Brasil. A sua participação e contribuição, divulgando - curtindo - compartilhando com certeza é uma grande ajuda para a melhoria da Cultura Náutica e Mentalidade Marítima. 


#projetohidrofolioconhnautico implementar novas tecnologias no brasil será uma questão de tempo e não mais de tecnologia, a cultura náutica e mentalidade marítima e inovação ainda são ignoradas por muitos inclusive os que já velejam. Esta tecnologia pode ser aplicada em barcos mais antigos e fazendo com que os mesmos evoluam na nova forma de velejar.




Proposta a ser estudada para multicascos e monotipos.
Vídeo realizado por Eduardo Marcondes, contribuindo com o Projeto.





 


           


Controle de Versão deste Documento - Versão  01 - Data: 13.04.2016 
Gerente de Projetos - Equipe de Projeto
Rommel Augusto da Silva Castro , rasc98_99@yahoo.com email para contato, rommel.augusto@gmail.com - para chamada hangout, 866 943 664 - ID para chamada Team Viewer , 061 9215-0282 - para chamada Whatsapprommelcastro - para chamada  Skype Você pode formar um grupo de trabalho na sua cidade e participar da elaboração virtual do projeto

Colaboradores

Nesta página abaixo faça um comentário, informando que você é um colaborador. As suas contribuições devem vir via comentário elas serão analisadas e disponibilizadas no arquivo principal. O intuito da Oficina é despertar o trabalho em equipe de forma virtual e participativa.
Documento criado: 13/abril/2016 - Ultima alteração: 02/maio/2016
    • A medida que haja participação e contribuições estaremos  providenciando  modelos de documento para que você tenha acesso e até mesmo autorização para editar. Desta forma você vai poder  colaborar diretamente de forma compartilhada.
    • No momento realize no final da página seus comentários  serão analisados e atualizados no projeto virtual
    • Existe um software Microsoft Education da Microsoft que permite facilidades de comunicação entre alunos e participantes. Estamos negociando a possibilidade de uso deste software destinado gratuitamente para as Universidades.

Prefácio

Realização de pesquisa na internet que possibilite ter dados suficientes para elaboração de um projeto que permita a utilização de um sistema de hidrofólio para um barco existente ou um novo projeto.

1.   Resumo do projeto

Visão geral do projeto - Este documento virtual tem o objetivo de implementar uma atividade de Projeto Virtual com a participação de interessados, parceiros, amantes da náutica, professores, universidades com intuito de aprendizagem virtual e elaboração virtual de um projeto que denominamos de Projeto Hidrofólio.

O que é o projeto hidrofólio - O projeto trata da criação de um plano de projeto elaborado em parceira para o desenvolvimento de uma peça virtual, em que podemos chamar até de um acessório que possa ser instalado em barcos já existentes, pequenos monotipos e até mesmo monocascos. Utilizaremos como meta dois barcos básicos, o monotipo laser, o multicasco Hobbie 16.

1.1    Escopo e Objetivos
Descreva o escopo e os objetivos do projeto.De forma geral o principio inicial do projeto é seguir o modelo apresentando na foto abaixo no que se refere ao hidro fólio propriamente dito. Quanto a forma de ligação será definido posteriormente. A proposição de fazer um kit que sirva para utilização nos barcos Laser stander, e que este kit seja patenteado e desta maneira possamos produzir em larga escala para os velejadores deste barco, e desta maneira ser um atrativo a mais para velejar. 
A Flotilha de Laser no Brasil é bastante numerosa e é provavelmente o potencial necessário para alavancar um novo produto no mercado, que beneficie desta forma um upgrade na sua embarcação. O projeto não deve alterar nenhuma característica da embarcação, e sim um kit destinado a embarcação. Com o projeto de suporte de fixação no barco definido, o kit suporte de ligação com os hidro fólios deve ser projetado de maneira que possa ser instalado também em outro tipo de embarcação Hobbie Cata 14 e 16 devendo varias a especificação do hidro fólio para estas embarcações.

A Flotilha de Hobbie Cat 14 e Hobbie 16 é bastante numerosa podendo ser então também futuros compradores do Kit se chegarmos na atividade comercial do produto. O projeto não deve alterar nenhuma característica da embarcação, e sim um kit destinado a embarcação.
1.2    Suposições e Restrições
Descreva as suposições e restrições como, por exemplo, cronograma, orçamento, recursos,produtos, tecnologia e interfaces com outros produtos, qualquer outro item que possa afetar este plano. 

1.2.1 Suposições

  • Com o objetivo de atender aos Hobbie Cat 14 e 16 colocamos abaixo uma   imagem que pode servir para estudamos a melhor forma de projetar o kit e que possa atender as necessidades especificadas.
  • Na foto abaixo podemos identificar muito bem, que neste projeto está usando um hidro fólio de três pontos. Este é o nosso objetivo. Se pensarmos em ter um kit para o Hobbie não podemos alterar a configuração do barco original, temos sim de acrescentar o kit ao barco.
  • Veja que o hidro fólio de popa foi instalado um conjunto para receber o leme hidro fólio desta maneira deixando os lemes originais do barco em atividade quando necessário, ou quando estiver navegando dentro da regra da classe. O que desta forma  possibilita o usuário maior tranquilidade.
Este vídeo dá uma ideia a nova maneira de velejar.



Galeria de imagens de auxílio para o desenvolvimento do Projeto

1.2.1.2 Noções de laminação e vaccum bac.

Assistir o filme no youtube boat buiding, carbon, international Moth você tem uma ideia o que é trabalhar com fibra de carbono. 
No filme abaixo veja o futuro da vela, com o kit poderemos com baixo custo instalar em um hobbie cat 14 ou 16.  O segundo vídeo informações importantes sobre a esta tecnologia.
    



           

1.2.1.3 Sugestões para realização dos projetos.

1) Sugestão 01 -  Hidrofólio - T-foils para barcos até  16 ft, 4,87 metros, barcos com 195 sqft, 0,12 metros 2 de area vélica. Dimensões do hidrofólio:
Material a ser utilizado ( definir ), hidrofólio com flab controle, aspect ratio 6,75 polegadas. Dimensão 40.5 inches, 1,028 metros,  lifter span 6 in, 0,15 metros, chord (no taper), with a 5 ft, 1,524 metros  dagger, peso aproximado 20 libras, 0,453 quilogramas.
    • arquivos disponibilizado para o desenvolvimento de seu projeto. Casco do Laser em extensão .FBM que pode ser lido com o software gratuito Delfship.
    • arquivos disponibilizado para o desenvolvimento de seu projeto. Casco do Laser em extensão .SLDPRT que pode ser lido com o software SOLIDWORKS.
    • procura de arquivo, ou colaboração para projeto de hidrofólio em um projeto de nautimodelismo.
    • procura de arquivos projeto Hobbie Cat 16, ou multicascos similar, para elaboração de projeto de hidrófolio.
    • Fornecedor Fibertex Tecido de Fibra de Vidro - tecidos para compositos fibra de vidro, tecidos para compositos fibra de carbono. 
    • Estimativa de custo de material:  CC 0242 tecido fibra de carbono larg. 1,30 m, preço R$ 156,50 m², venda mínima 13m²,  CC 0408 tecido fibra de carbono larg. 1,27 m, preço R$ 278,10 m², venda mínima 12,7m², CC 0201 tecido fibra de carbono larg. 1,27 m, preço R$ 130,60 m², venda mínima 12,7m², CC 0204 tecido fibra de carbono larg. 1,27 m., preço R$ 130,60 m² Venda mínima 12,7m²
2) Sugestão 02 - Hidrofólio - T-foils para barcos até  18 - 20 ft, 5,48 - 6,09 metros, barcos com 350 sqft, 0,22 metros 2 de area vélica. Dimensões do hidrofólio:
Material a ser utilizado ( definir ), hidrofólio com flab controle, aspect ratio 6,75 polegadas. Dimensão 40.5 inches, 1,028 metros,  lifter span 6 in, 0,15 metros, chord (no taper), with a 9 ft, 2,74 metros  dagger, peso aproximado 28 libras, 12,700 quilogramas. 
A fibra de carbono de elevado coeficiente de afilado levantador T-foil, superfícies de controle aba ajustável, Aspect Ratio: 10 para 1, dimensão:. 5 pés levantador extensão, 8 no centro, reduzida para 4 em na ponta, 6 pés.
    • procura de arquivo, ou colaboração para o desenvolvimento de um kit de hidrofólio para utlização no Microtoner 19.
3) Sugestão 03 - Hidrofólio - T-foils para barcos até  36 – 40  ft, 4,87 metros, boats with 500 sqft. sail platforms. A relação carbono-fibra de alta aspecto cônico levantador T-foil, superfícies de controle aba ajustável, Aspect Ratio: 7,34 a 1, Dimensão: 7,5 pés levantador espaço cônico levantador, 16.25 no centro, reduzida para 8,25 na na ponta, 14 pés. . alta punhal com um 22.31 em acorde, Peso:. 360 lbs.
 3) Sugestão 04 - A oficina de projeto virtual da rede do Conhecimento Náutico é um despertar para que novas realizações possam ser feitas com a sua colaboração. T-foils para barcos de nautimodelimos. Lemes e bolinas feitos em fibra de carbono. Produtos que podem ser projetados forma em alumínio feito através de uma máquina CNC tanto para a fabricação dos lemes e bolinas dos barcos de nautimodelismo. Projeto do leme T-foil para os barcos nautimodelismo podendo depois que o projeto pronto ser impresso em uma impressora 3D. Realização da forma de um barco de nautimodelismo utilizando máquinas CNC e ou até mesmo impressora 3D.
3) Sugestão 05 – Peças diversasPeças diversas para o  nautimodelimos. A ser definido.
Visite a nossa playlist no Youtube, Oficina de Projeto Hidrofólio, e venha participar com a gente desta atividade virtual. Optimist já tem o seu hidrofólio

Colabore, faça uma doação.

Em um dado momento refletimos sobre trabalhos fantásticos realizados por pessoas que buscam um objetivo. Na nossa cultura não temos o hábito de fazer uma doação, é lógico pensar que estas pessoas tem a necessidade de obter recursos para o desenvolvimento de projetos.
Gostamos muito de receber, e recebemos destas pessoas um grande trabalho, e nos sentimos satisfeitos quando realmente o trabalho é bom, e bem intencionado.
Nesta hora de reflexão, sabemos que você pode fazer a diferença, pois a sua doação será aplicada no desenvolvimento dos processos, dos projetos, de forma a alavancar e conquistar nosso objetivo. Desde já agradecemos a sua participação, o que nos motiva a cada dia melhorar.

Aquele que divulga, comenta, compartilha o seu conhecimento, contribui
para a Cultura Náutica e Mentalidade Marítima.
Suposições e Restrições - Impacto ao Plano

1.3    Entregas do Projeto

Liste o que vai ser entregue ou os produtos deste projeto. Inclua datas, locais e quantidades, conforme o caso.

Ações do Projeto.

1.3.1 Definição do tamanho e especificações do fólios para os monotipos Laser. ( leme e fólios laterais ) Especificação do aerofólio, seu tamanho, seu formato, seus controles se houver. Galeria de imagens de auxílio para o desenvolvimento do Projeto
Ferramentas que pode podem ser usadas nesta etapa;
1.3.2 Depois de definido desenho e especificações gerar arquivo. Galeria de imagens de auxílio para o desenvolvimento do Projeto.
< texto de definicao>
Ferramentas que pode podem ser usadas nesta etapa;
    • Se você pretende usar o Solidworks  veja este Tutorial - How to use "Curve through XYZ points". - YouTube. Veja o documento(s): watch
    • Nossa playlist especifica para o projeto Hidrofólio, com diversos videos para consulta de informações.
2.    Referências
Forneça uma lista de todos os documentos e outras fontes de informação para a elaboração deste plano (sites na internet, livros, revistas, relatórios técnicos, etc.)
2.1 Acesso a playlitst ConhNáutico com 25 videos sobre o barco Moph percursor dos hidrólios para pequenos barcos.
2.2 Acesso a playlist ConhNáutico sobre construção amadora e infusão.
2.3 Acesso a playlist ConhNáutico que mostra a utilização de maquinas CNC para o desenvolvimento de produtos.
2.4 Acesso a utilização de ferramentas virtuais que podem ser utilizadas para aprendizagem ConhNáutico Solidworks  playlist com informações as mais diversar que podem ser analisada para o desenvolvimento do projeto.
2.5 Acesso a ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas para aprendizagem ConhNáutico Projetista Amador Virtual onde você pode dar os seus primeiros passos.
2.6 Conheça o playlist do ConhNáutico Yesflyer onde tem bastante informações sobre hidrofólios
2.11 Arquivo Pdf, colaboração Afonso Montezuma, The Foil Fix. Matéria da revista que traz informações importantes do tipo de NACA a ser usado e plano de laminação do projeto especificado na reportagem.

Bibliografia
2.12 Aspect ratio of the blade and aspect ratio of the wing.  Video 01
2.13 Hydrodynamics of High-Speed Marine Vehicles.
2.14 Como calcular o Aspect ratio.
2.15 A simple Method for Calculating the span and Chordwise Loading on Straight and Swept Wings of an Givem Ratio At Subsonic Speeds.
2.16
Wing Geometry Definitions

Se você conhece ou tem informações adicionais, pedimos a sua colaboração para colocar nos comentários no final da página, obrigado.

Metodologia de projeto a ser usada

Para efeito de adotar uma metodologia estarmos seguindo a  orientações de projeto PMI em que você também pode ter acesso e desta maneira participar.

           

Mudança de Paradigma

Apreciar as pequenas conquistas deve ser um hábito para aqueles que pretendem contribuir para a cultura náutica. Cada conquista tem um sabor especial e toda a conquista por menor que seja, deve ser elogiada e compartilhada. Não há dúvida de que para alcançarmos o sucesso temos de trabalhar duro por um longo período. Este sucesso não vem da noite para o dia, ele é construído ao longo do tempo. Acredito que, entre os participantes de atividades náuticas, haja muitas pessoas de visão dispostas a compartilhar novos conceitos; no futuro iremos comemorar juntos o sucesso de nossas ideias.

Cultura Náutica e Mentalidade Marítima

O conhecimento dos livros abaixo permite que você também colabore com a melhoria de nossa cultura náutica e mentalidade marítima. Se você gostou de nosso trabalho, cadastre-se em nosso blog, divulgue, compartilhe – torne-se um membro efetivo mediante sua participação.
Lembro a você que quando se adquire conhecimento, domina-se algo novo. A decisão de adquirir conhecimento novo depende apenas de você. Quando você não compartilha a nova informação que adquiriu e que gostou, o valor dela se torna menor. Valorize seu novo conhecimento, compartilhando-o com seus amigos. As leis naturais são sábias; se você compartilhar, terá um retorno maior para o seu próprio crescimento. Experimente e cresça conosco.
Por que motivo divulgamos a venda de nossos livros? Todo o nosso trabalho procura atingir os objetivos que almejamos, e para tanto são necessários recursos financeiros, que nem sempre estão disponíveis. Temos a certeza que você sabe muito bem como funciona. Torcemos para que você compre um livro. Somos seres humanos na busca de um ideal, procurando obter resultados com a realização de nosso trabalho. Ao comprar um livro estará nos ajudando a desenvolver novos projetos.

Compre! Livros da Rede Virtual do Conhecimento Náuticos - Publicados.

Com este livro você terá acesso a informações que lhe permitirão construir o seu primeiro barco. O livro contém todo o projeto do Optimaster 310 e informações relevantes para a construção amadora.



Adquirindo este livro você terá as informações passo-a-passo da construção do Optimaster 310. Com esta experiência você definitivamente estará integrado no mundo da construção amadora. Este livro lhe ensinará a fazer o Optimaster 310 para seu uso ou para a sua Escola de Vela. 
Lendo este livro você estará dando os primeiros passos para dominar  o conhecimento náutico básico. Irá se preparar para a sua primeira velejada, conhecendo a magia deste esporte encantador. 

O portfólio de fotos da Classe Star contém um relato histórico e fartamente ilustrado da criação da Flotilha Paranoá e de seus velejadores. O portfólio lança um olhar sobre o Lago Paranoá, que com a sua beleza plástica permite a prática de esportes náuticos em toda a sua extensão.
Coletânea de fotos da flotilha de veleiros Delta 26 de Brasília que singram o lago artificial de Brasília, o Lago Paranoá. Velejadores experientes, esportistas e famílias e navegam neste excelente barco, principalmente nos finais de semana.
Um livro escrito em 1947 por Lélio Graça, meu avô, no qual conta todo seu amor pela vida, através de suas poesias e cartas. Um exemplo para os netos e bisnetos se preocuparem com a sua vida e, ao passar por ela,  deixarem um futuro registro.
Vinhos & Pessoas
Livro-Vinhos--Pessoas-01---Capa_thum
O Quartier Latin e Rue Moustache é um local de divertimento, de contar causos, histórias, de cantores, de músicos, de anedotas, não se falam de  pessoas, não há tempo para se falar de bobagens.
Livro-02_thumb2
Quartier Latin, Rue Moustache, trata-se de um lugar onde os anarquistas, atoas, ateus ou de outros segmentos se encontram há vários anos para comemorar ou não. Fala-se sobre tudo. Só não se fala das pessoas por que segundo o filósofo Helano “Quando se bebe vinho não sobra tempo pra falar idiotice” Muitos anos de vinhos a todos.
Livro-Portflio-Star-Lago-Parano-01_t
Coletânea de fotos da flotilha de Star no Lago Paranoá.  Velejadores experientes, esportistas e famílias e navegam neste excelente barco, principalmente nos finais de semana.
Livro-Lago-Parano---Ano-2016-Capa_th
Coletânea de fotos de eventos da vela no Lago Paranoá, e registro da festa de fim de ano da Federação de Vela de Brasília – ano 2016.

Os links abaixo lhe ajudarão a entender como utilizar as hashtags, experimente no Facebook e confira na prática a utilização desta ferramenta.

#ConhNáutico4 – Motonautas ,     #ConhNáutico5 - Velejadores de Oceano 
#ConhNáutico6 Frases de incentivo,     #ConhNáutico7  - Velejadores de Star 
#ConhNáutico8 Livro Estratégia de Regata,    #ConhNáutico9 - Blogger ConhNáutico.,
#ConhNáutico10 Livro Histórico Star,    #ConhNáutico11 – Marinas Floatboat Houseboats
#ConhNáutico12 – Velejadores NS14,    #ConhNáutico13 Marinas & Projetos & Ideias 
#ConhNáutico14 Inovação & Criatividade,     #ConhNáutico15 Melodias para Navegar
#ConhNáutico16 Vela Olímpica,    #ConhNáutico17 - Construa seu Barco
#ConhNáutico18 - Velejadores Clássicos,   #ConhNáutico19 – Velejadores de Nautimodelismo., 
#ConhNáutico20 – FABLab Náutico Virtual ,  #ConhNáutico21 – Compartilhe Livros Náuticos
#historiavelabsb Histórico vela Brasilia,  #ConhNáutico23 – Instituto Escola de Náutica
#ConhNáutico24 – Velejadores de Multicascos,   #ConhNáutico25 – Velejadores pelo Mundo 
#ConhNáutico26 – Náutica é a sua paixão, COMPRA & VENDA & TROCA & CURSOS 
#QuartierLatin grupo do Iate Clube de Brasilia,    #venhavelejarnolagoparanoa curta o Lago Paranoá
#ConhNáuticoSeasteads The Venus Project Future By Design 
#ConhNáuticoParceriaOryba parcerias da Rede Virtual 

Agradeço aos nossos membros, MUITO OBRIGADO por estarem aqui participando de alguma forma, a simples atitude de você estar aqui conosco nós consideramos uma vitória pois o nosso trabalho é para você. Se você gosta da náutica, não  importa que esporte pratique, nós temos a certeza que este nosso trabalho pode contribuir. Uma atitude de parceria, é uma atitude que contribui para a cultura náutica e mentalidade marítima. 

Colabore, faça uma doação.

Por vezes refletimos sobre trabalhos fantásticos realizados por pessoas que buscam um determinado objetivo e têm êxito. Na nossa cultura não temos o hábito de fazer uma doação, mas é lógico pensar que estas pessoas tem a necessidade de obter recursos para o desenvolvimento de seus projetos.
Gostamos muito de receber, e de várias pessoas recebemos trabalhos de alta relevância, nos sentimos satisfeitos quando realmente o trabalho tem intenções louváveis.
Nesta hora de reflexão, sabemos que você pode fazer a diferença. Pois a sua doação será aplicada no desenvolvimento dos processos e dos projetos, de forma a alavancar e conquistar nossos objetivos. Desde já agradecemos a sua participação, o que nos motiva a cada dia melhorar mais.
Aquele que divulga, comenta, compartilha o seu conhecimento, contribui
para a Cultura Náutica e Mentalidade Marítima.
Postar um comentário