POSTAGEM DO BLOGGER

sábado, 28 de junho de 2014

INICIATIVAS PARA O IATISMO

Iniciativa Náutica
é qualidade de vida.  Pequenas Atitudes
despertam novas iniciativas.

Me pergunto todos os dias, somos uma país muito rico! Nossos clubes tem uma quantidade de material armazenado que não são usados. Sejam ferramentas, ferragens, velas, barcos, cascos, etc , sem falar dos próprios barcos.  Segundo um grande amigo em nossas conversas sempre enfatizava que os clubes parecem mais um berçário cheios de barcos a espera de uma família para adotá-los e utilizá-los.
Conectar estas famílias a este processo de união barco e família ainda é um mistério. Quem sabe o caminho não seja valorizar nossos heróis e reconhece-los em nosso dia-a-dia. Nossos heróis hoje se limitam ao futebol, o que não deixa de ser bom. Quantos heróis anônimos têm o iatismo ? Quantas pessoas passaram para o anonimato e estão eternizadas na memória de velejadores ? Resgatar este histórico com certeza contribuirá para as nossas esperanças no futuro !
Nossos grupos no facebook tem demonstrado que virtualmente isto é possível.  Através da divulgação do conhecimento náutico, convido você a participar.


Assim também acontece com os barcos literalmente abandonados, e que poderiam estar em uso. Este casamento pessoas e embarcações depende as vezes de ações e ou simples  atitude; o estimulo a recreação, ao convívio, as atividades lúdicas, o repasse do conhecimento, ao coleguismo, a amizade, etc .
A atividade de restaurar um barco, ou simplesmente usar o barco,  depende exclusivamente de você, ter a vontade. Convidar um amigo pode ser o caminho para que novas pessoas possam participar. Pensando desta forma é que sempre procuro estar em atividade. Pois sei que isto é qualidade de vida, ocupar um pedaço de meu tempo  reformando o Snipe 10870 e colocar este barco para velejar é um desafio. Bons ventos.
 


 Compre aqui nosso livro Náutica Bons Ventos.

Crie um plano para realizar os seus desejos, comece a agir imediatamente, o domínio da sua mente pertence a você. Neste plano utilize imagens, escreva, leia com entusiasmo o seu plano, acredite, realize, bons ventos.   


Disponibilizamos para você como fazer o Optimaster 310,
nosso projeto gratuito.

http://www.4shared.com/zip/ygpouWL_ce/ProjExecutivo2.html


 

EUA, My wooden boat of the week Optimaster 310
Itália, progetto gratis dal Brasile Optimaster 310
 Brasil, projeto gratuito do Optimaster 310.

Consultor Eduardo Marcondes
Aquele que divulga, comenta, compartilha o seu conhecimento, contribui para a Cultura Náutica e Mentalidade Marítima. 

quinta-feira, 26 de junho de 2014

REALIZAR SEU SONHO !

Divulgar, disseminar informações náuticas, divulgar pessoas que fazem acontecer na náutica é o nosso objetivo. Convido a todos que amam a náutica e pretendem melhorar a cultura náutica e mentalidade marítima a colaborarem. 
A forma de colaborar é simples, divulgue as coisas que você gosta de náutica, seja uma foto do seu barco, do histórico, uma aventura, um bom comentário,um projeto que tenha visto na internet. 

Tenha no seu pensamento que não adianta apenas curtir tem que participar, o seu comentário de forma positiva é importante. Não pense que esta  ação é pequena, ou que você está fazendo pouco, se você fizer o mínimo uma vez por dia, você pode ter a certeza que estará fazendo muito mais do que você possa pensar. O que é uma ação por dia, um bom comentário não leva mais do que 5 minutos para ser feito, tenha o foco neste momento. Posso afirmar para você que este é o caminho, você mesmo irá se beneficiar desta ação, ao acionar as leis da natureza você sempre tem o retorno, bons ventos.

A sua participação irá ajudar, auxiliar, a cultura náutica e mentalidade marítima, Irá gerar ações que levarão a geração e conhecimento de novos produtos. Acredite que é possível não importa o que as outras pessoas não entendam ou não fazem. Faça !

Faça você ! Bons ventos. 





Compre aqui nosso livro Náutica Bons Ventos.


Crie um plano para realizar os seus desejos, comece a agir imediatamente, o domínio da sua mente pertence a você. Neste plano utilize imagens, escreva, leia com entusiasmo o seu plano, acredite.  

Disponibilizamos para você como fazer o Optimaster 310,
nosso projeto gratuito.

http://www.4shared.com/zip/ygpouWL_ce/ProjExecutivo2.html


 

EUA, My wooden boat of the week Optimaster 310
Itália, progetto gratis dal Brasile Optimaster 310
 Brasil, projeto gratuito do Optimaster 310.

Consultor Eduardo Marcondes


Agradeço a todos por mais esta oportunidade, bons ventos.

Aquele que  DIVULGA, COMPARTILHA,  
o CONHECIMENTO contribui para a Cultura 
NÁUTICA E MENTALIDADE MARÍTIMA,
bons ventos. 

CHEGANDO AO PORTO ! Sinalização Sonora.

Um navio chegando ao porto e apitando, para quem ouve muitos não sabem a utilização deste instrumento de vital importância. Longe da imaginação e de conclusões  de poluição sonora,   este procedimento é disciplinado por um código internacional; desta forma cada sinal ou um agrupamento de sons transmitem um mensagem peculiar e especifica.
Os principais eventos da rotina de bordo são ordenados por toques de apito, utilizando-se, para isso, de um apito especial: o apito do marinheiro. O apito serve, também, para chamadas de quem exerce funções específicas ou para alguns eventos que envolvam pequena parte da tripulação. Ele tem sido, ao longo dos tempos, uma das peças mais características do equipamento de uso pessoal da gente de bordo.
Alguns comandantes de navios são literalmente apaixonados pelo som de seu navio, uma particularidade essencial, pois acreditar que o apito de seu navio é o mais belo dos sete mares é ter a paixão pelo que se faz, um sinal de amor pelos mares. 
Os equipamentos náuticos seguem regras nacionais e internacionais. A regra 33 do RIPEAM [1]é clara quando assinala; que embarcações com mais de 12 metros devem estar equipada com apito e sino; embarcações com mais de 50 metros, apito, sino e congo; embarcações com menos de 12 m, dispositivo sonoro que possa facilmente ser usado de maneira eficaz.
Sinais de  manobras e sinais de advertência são necessários por parte do entusiasta da náutica o seu conhecimento. Muito comum depois de um acidente termos o conhecimento de informações que se as conhecêssemos provavelmente teríamos utilizadas as mesmas para a nossa precaução. A prevenção e sua integridade física começa quando você detém a informação correta.




Sinais de Manobras e Sinais de Advertências

1 apito curto ou lampejo curto.

Estou guinando para boreste.

2 apitos curtos ou 2 lampejos curtos.

Estou guinando para bombordo.

3 apitos curtos ou 3 lampejos curtos.

Estou manobrando dando ré.

Comunicação ao ultrapassar numa via de acesso ou canal estreito

2 apitos longos e 1 curto.

Tenciono ultrapassar pelo seu lado de boreste.

2 apitos longos e 2 curtos.

Minha intenção é ultrapassá-lo por seu lado de  bombordo.

5 apitos curtos ou 5 lampejos.

A embarcação não consegue entender as intenções da outra embarcação que está manobrando.

1 apito longo.

Uma embarcação aproximando de uma curva, ou de um canal estreito, ou via de acesso em curva, onde outras embarcações podem estar ocultas devido a configuração do terreno.

1 apito longo em intervalos realizado não superiores a 2 minutos.

Embarcação de propulsão mecânica  com seguimento.

2 apitos longos em sequência em intervalo  não superior a 2 minutos.

Embarcação de propulsão mecânica sob maquinas, parada e sem seguimento.

1 apito longo em sequência 2 apitos curtos não ultrapassando a 2 minutos.

Embarcação sem governo, restrita devido ao seu calado, a vela, em atividade de pesca, com capacidade de manobra restrita, rebocando ou empurrando.

1 apito longo em sequência 3 apitos curtos

Embarcação sendo rebocada.

1 apito curto, 1 longo, e 1 curto.

Embarcação fundeada, indicando sua posição e advertindo uma embarcação que se aproxima correndo risco de uma colisão. Outros sinais podem ser usados para chamar a atenção.

4 apitos curtos

A embarcação sinaliza que está realizando serviço de praticagem.


Na tabela de sinais de manobras e sinais de advertências os barcos que tem o comprimento inferior a 12 metros não são obrigados a emitir os sinais correspondentes na tabela. Entretanto, na ocorrência de uma fato que ocorra risco, a embarcação deve emitir de alguma forma sinais sonoros eficazes, a intervalos não superiores a 2 minutos.



Sinais de Manobras e Sinais de Advertências

Tocar o sino da sua embarcação, toque rápidos no intervalo de 5 segundos.

Embarcação de comprimento igual ou menor do que 100 metros fundeada.

Toque de sino a vante, seguida de toque de congo situado a ré da embarcação, ambos acionados durantes 5 segundos. Toques no intervalo não superiores a 1 minuto.

Embarcação devidamente fundeada de comprimento igual ou superior a 100 metros.

3 badaladas distintas

Embarcação encalhada.



[1] RIPEAM – Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar, consiste de uma série de regras convencionadas pelos países-mebros da organização internacional marítima, padronizando as ações e manobras entre embarcações com a finalidade de evitar acidentes entre elas.




 Compre aqui nosso livro Náutica Bons Ventos.

Disponibilizamos para você como fazer o Optimaster 310,
nosso projeto gratuito.

http://www.4shared.com/zip/ygpouWL_ce/ProjExecutivo2.html



EUA, My wooden boat of the week Optimaster 310
Itália, progetto gratis dal Brasile Optimaster 310
 Brasil, projeto gratuito do Optimaster 310.

Consultor Eduardo Marcondes


Agradeço a todos por mais esta oportunidade, bons ventos.

Aquele que  DIVULGA, COMPARTILHA,  
o CONHECIMENTO contribui para a Cultura 
NÁUTICA E MENTALIDADE MARÍTIMA,
bons ventos. 

terça-feira, 24 de junho de 2014

SINAIS SONOROS NA NAVEGAÇÃO

As embarcações de maneira geral devem para sua segurança, e também para cumprir as exigências de regras de navegação a utilização de equipamentos sonoros, como apitos, buzinas, buzinas de cerração, sirenes,  e conforme o tamanho da embarcação sinos e gongos. Este procedimento tem por finalidade orientar o navegante mediante a emissão de sons especiais, em situações de pouca visibilidade, devido a cerração, nevoeiro ou bruma, ou a utilização destes sinais para comunicação entre embarcações e ou emergências.
Estes equipamentos e a utilização destes servem para sua segurança. Antigamente os apitos dos navios eram acionados por vapor, modernamente os grandes navios utilizam apitos acionados eletricamente. O Queen Mary 2 seguindo as regulamentações de faixa de frequência  utiliza 70 a 200 hz, destinados a navios de mais de 200 metros de comprimento. Quanto maior o navio é menor a faixa de frequência utilizada em seu apito.

Um navio chegando ao porto e apitando, para quem ouve muitos não sabem a utilização deste instrumento de vital importância. Longe da imaginação e de conclusões  de poluição sonora,   este procedimento é disciplinado por um código internacional; desta forma cada sinal ou um agrupamento de sons transmitem um mensagem peculiar e especifica.

Uma Orquestra no mar.
A baía do Funchal foi palco de um concerto inédito na segunda-feira, 31 de Dezembro, pelas 19h15, com os apitos dos navios de cruzeiro a serem os instrumentos do "2012 Last Sunset Symphony", do compositor Francisco Loreto.





 Compre aqui nosso livro Náutica Bons Ventos.


Crie um plano para realizar os seus desejos, comece a agir imediatamente, o domínio da sua mente pertence a você. Neste plano utilize imagens, escreva, leia com entusiasmo o seu plano, acredite.  

  Disponibilizamos para você como fazer o Optimaster 310,

nosso projeto gratuito.

http://www.4shared.com/zip/ygpouWL_ce/ProjExecutivo2.html



EUA, My wooden boat of the week Optimaster 310
Itália, progetto gratis dal Brasile Optimaster 310
 Brasil, projeto gratuito do Optimaster 310.

Consultor Eduardo Marcondes


Agradeço a todos por mais esta oportunidade, bons ventos.

Aquele que  DIVULGA, COMPARTILHA,  
o CONHECIMENTO contribui para a Cultura 
NÁUTICA E MENTALIDADE MARÍTIMA,
bons ventos. 

sexta-feira, 20 de junho de 2014

SINALIZAÇÃO SONORA ! NÁUTICA


Os principais eventos da rotina de bordo são ordenados por toques de apito, utilizando-se, para isso, de um apito especial: o apito do marinheiro. O apito serve, também, para chamadas de quem exerce funções específicas ou para alguns eventos que envolvam pequena parte da tripulação. Ele tem sido, ao longo dos tempos, uma das peças mais características do equipamento de uso pessoal da gente de bordo.

Os gregos e os romanos já o usavam para fazer a marcação do ritmo dos movimentos de remo nas galés. Com o passar dos anos, o apito se tornou uma espécie de distintivo de autoridade e mesmo de honra. Na Inglaterra, o Lord High Admiral usava um apito de ouro ao pescoço, preso por uma corrente; um apito de prata era usado pelos Oficiais em Comando, como "Apito de Comando". Eram levados tais símbolos em tanta consideração que, em combate, um oficial que usasse um apito preferia jogá-lo ao mar a deixá-lo cair em mãos inimigas.


O apito, hoje, continua preso ao pescoço por um cadarço de tecido e tem utilização para os toques de rotina e comando de manobras. As fainas de bordo, ainda hoje, em especial as manobras que exigem coordenação e ordens contínuas de um Mestre ou Contramestre, são conduzidas somente com toques de apito. Fazê-lo aos gritos denota pouca qualidade marinheira do dirigente da faina e sua equipe.




O Oficial de Serviço utiliza um apito, que não é o tradicional, e serve para cumprimentar ou responder a cumprimentos dos cerimoniais (honras de passagem) de navios ou lanchas com autoridades que passam ao largo; mas, o cadarço que o prende ao pescoço mantém-se como parte do símbolo tradicional.

Os toques de apitos estão grupados, por tipos, em toques de: Continência e Cerimonial, Fainas, Pessoal Subalterno, Divisões e Manobras
Ouça e efetue download de alguns dos toques de apito usados pela Marinha:
Continência e Cerimonial:
ÁUDIODOWNLOAD
Rotina:
ÁUDIODOWNLOAD




Crie um plano para realizar os seus desejos, comece a agir imediatamente, o domínio da sua mente pertence a você. Neste plano utilize imagens, escreva, leia com entusiasmo o seu plano, acredite.  

 Compre aqui nosso livro Náutica Bons Ventos.

Disponibilizamos para você como fazer o Optimaster 310,
nosso projeto gratuito.

http://www.4shared.com/zip/ygpouWL_ce/ProjExecutivo2.html



EUA, My wooden boat of the week Optimaster 310
Itália, progetto gratis dal Brasile Optimaster 310
 Brasil, projeto gratuito do Optimaster 310.

Consultor Eduardo Marcondes


Agradeço a todos por mais esta oportunidade, bons ventos.

Aquele que  DIVULGA, COMPARTILHA,  
o CONHECIMENTO contribui para a Cultura 
NÁUTICA E MENTALIDADE MARÍTIMA,
bons ventos.