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sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

ICONE DA VELA BRASILEIRA ! Bruder Nos ajude neste resgate!


 

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Você faz parte deste processo e pode contribuir.
Amigos velejadores, se você tem informação deste grande velejador Bruder, publique estaremos assim resgatando um pouco da história do iatismo, contribua para a cultura náutica e mentalidade marítima, bons ventos. 
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A rede Virtual do Conhecimento Náutico aceita doações de revistas de náuticas Brasileiras, fotos, e publicações que envolvam a náutica enviar para o endereço acima.
O Veleiro Finn

O Finn é um barco pequeno, com 4.5 m de comprimento, de fundo arredondado, pesa 145 kg, para uma pessoa, com 10 m2 de vela efetiva. Foi Rickard Sarby, um finlandês, quem fez o desenho do “Finn”. Venceu a concorrência em que cem desenhistas de todo o mundo estiveram empenhados para criar um barco especial para as Olimpíadas de Hélsinque, em 1952, na Finlândia. Chega atingir uma velocidade de 50 quilômetros por hora. O “Finn” é um barco que exige um preparo físico do atleta.
           A resistência física pode significar até 80 por cento do rendimento do barco, se o vento for forte. Se bem que o iatista leve obtenha melhores resultados quando o vento é fraco e o barco rende menos, há um peso ideal para o que barco tenha um rendimento com pouco ou muito vento.
ConhNáutico  | Vela Olímpica | Classe Finn
 
        Bruder[1]  quando velejava, levava consigo de oito a quinze malhas de lã: conforme o vento aumentava e a necessidade de peso é maior, encharcava as malhas e as vestia, o que aumentava o peso do iatista em até 40 quilos. Seu peso passava então de 80 quilos para 115 quilos.
    Bruder começou a velejar aos cinco anos de idade, a sua primeira participação em regata foi em 1959. Desde o inicio de sua carreira na vela procurou desenvolver novas concepções para melhorar o desempenho.
      Todos aqueles que tiveram oportunidade de conhece-lo o respeitavam como um campeão e como pessoa, era uma pessoa versátil, e dedicado com grande espirito de luta, um vencedor.
A personalidade de um campeão
    Quem conheceu este grande velejador e participou de regatas na mesma raia, teve o grande privilegio e acompanhar e registrar grandes momentos. Comentários sobre as suas qualidades eram normais, ele não precisava de bussola cheirava o vento de longe. Conseguir uma boa colocação era só seguir o grande velejador. Era uma boa tática seguir Bruder pois seu índice de erro era menor que os demais.

Na época os seus melhores adversários tinha o maior respeito, principalmente quando nas competições era frequente vê-lo no inicio do dia com olhar para o horizonte mapeando toda a sua competição, algumas vezes usava um binóculo. Provavelmente ali começava toda a sua analise tática e estratégia para a sua regata. Era um mestre e durante a competição podíamos observar que aquele velejador se destacava dos demais, se o vento aumentava ele literalmente voava.
    Tive oportunidade de presenciar em um campeonato o seu desempenho, e as suas atitudes sempre voltadas para o aperfeiçoamento do iatismo ao qual ele se dedicava com atitudes mentais de sucesso.


Um bom velejador de Finn necessita de muita saúde, pois durante uma regata ele pode velejar duas horas seguidas, com poucos minutos de descanso. Ter bons músculos nas pernas e abdômen, que é onde se reflete a resistência do iatista. Em vento forte é necessário que o atleta faça escora, ou seja, que fique com corpo completamente fora do barco, batendo muitas vezes a costa na superfície d’água.
ConhNáutico  | Vela Olímpica | Classe Finn
          Os barcos hoje, modernos na sua concepção fibra de vidro, mastro de fibra de carbono. Diferentemente de épocas passadas em que o velejador para participar de uma Olimpíada levava o seu mastro de madeira e vela. Era um trabalho árduo afinar um barco, pois o velejador para ter um bom desempenho tinha de trabalhar seu mastro, trabalho este que poderia levar semanas, aplainando o mastro de madeira para conseguir o máximo de aproveitamento aerodinâmico.
       No inicio do ano de 1981, esta categoria muito difundida em São Paulo teve a participação no campeonato de Torben Grael, um velejador que se destacava por velejar em várias classes de barco.
  • “ Entrei no campeonato por acaso, estava sem fazer nada e me inscrevi. Não esperava vencer...’
    • O veleiro finn pode ser considerado um catboat com um mastro colocado bem a proa da embarcação, é uma um barco maneável e bastante rápido nos diversos tipos de vento. Um barco que exige do tripulante principalmente em ventos fortes. Nos meados dos anos 60, Jorge Bruder e Hubert Raudaschl desenvolveram um conjunto excepcional de mastro de madeira e vela de dracon.
    • Joerg Bruder Campeão Paulista de 1962 a 1968, campeão sul-americano em 1964 e 1966, Campeão Pan-americano de 1967. Quinto no mundo em 1964, segundo em 1966 numa competição com 146 barcos. Quanto no mundial de 1067, e terceiro no mundial 1968, ganhando os campeonatos de Los Angeles, San Diego, San Francisco e Chicago, Campeonato nos EUA, vice no campeonato americano, que incluía o Canadá e o México, e terceiro no Finn Gold Cup na Inglaterra. Ganhou o Campeonato Mundial por três vezes consecutivas em 1970, 1971, 1972 e foi segundo em 1969.
  • Fonte: Revista Veja, edição 660, de 29 de abril de 1981
FINN CLASSE Gold Cup nas Bermudas
ConhNáutico  | Vela Olímpica | Classe Finn
ConhNáutico | Vela Olímpica | Classe Finn

Filmado e narrado por JOHN BIDDLE fonte: Blogger . Depois de ver o vídeo atentamente podemos avaliar não somente a organização, como a evolução da vela. A participação deste velejadores  na  Bermuda Gold Cup deve ter sido uma experiência para os grandes velejadores. No vídeo podemos ver, entre outros, Paul Elvström, Jörg irmão, Walter Maio, entre outros nas cenas de abertura, vemos como a praia - Shelly Bay Beach - tinham sido evacuados por causa do Hurricanes "Inga".
Amigos velejadores, se você tem informação deste grande velejador Bruder, publique estaremos assim resgatando um pouco da história do iatismo, contribua para a cultura náutica e mentalidade marítima, bons ventos. 

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#ConhNáutico4 – Motonautas ,  #ConhNáutico5 - Velejadores de Oceano#ConhNáutico6 - Frases de incentivo,  #ConhNáutico7  - Velejadores de Star,  #ConhNáutico8 - Livro Estratégia de Regata  #ConhNáutico9 - Blogger ConhNáutico., #ConhNáutico10 - Livro Histórico Star#ConhNáutico11 – Marinas Floatboat Houseboats,  #ConhNáutico12 – Velejadores NS14#ConhNáutico13 - Marinas & Projetos & Ideias#ConhNáutico14 - Inovação & Criatividade#ConhNáutico15 - Melodias para Navegar#ConhNáutico16 - Vela Olímpica#ConhNáutico17 - Construa seu Barco#ConhNáutico18 - Velejadores Clássicos#ConhNáutico19 – Velejadores de Nautimodelismo., #ConhNáutico20 – FABLab Náutico Virtual ,  #ConhNáutico21 – Compartilhe Livros Náuticos, #ConhNáutico22 - Histórico da vela, Lago Paranoá, #ConhNáutico23 – Instituto Escola de Náutica#ConhNáutico24 – Velejadores de Multicascos#ConhNáutico25 – Velejadores pelo Mundo#ConhNáutico26 – Náutica é a sua paixão, COMPRA & VENDA & TROCA & CURSOS

MUDANÇA DE PARADIGMA

Apreciar as pequenas conquistas deve ser um hábito para aqueles que pretendem contribuir para a cultura náutica. Cada conquista tem um sabor especial e toda a conquista por menor que seja, deve ser elogiada e compartilhada. Não há dúvida de que para alcançarmos o sucesso temos de trabalhar duro por um longo período. Este sucesso não vem da noite para o dia, ele é construído ao longo do tempo. Acredito que, entre os participantes de atividades náuticas, haja muitas pessoas de visão dispostas a compartilhar novos conceitos; no futuro iremos comemorar juntos o sucesso de nossas ideias.

CULTURA NÁUTICA E MENTALIDADE MARÍTIMA

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Lembro a você que quando se adquire conhecimento, domina-se algo novo. A decisão de adquirir conhecimento novo depende apenas de você. Quando você não compartilha a nova informação que adquiriu e que gostou, o valor dela se torna menor. Valorize seu novo conhecimento, compartilhando-o com seus amigos. As leis naturais são sábias; se você compartilhar, terá um retorno maior para o seu próprio crescimento. Experimente e cresça conosco.
Por que motivo divulgamos a venda de nossos livros? Todo o nosso trabalho procura atingir os objetivos que almejamos, e para tanto são necessários recursos financeiros, que nem sempre estão disponíveis. Temos a certeza que você sabe muito bem como funciona. Torcemos para que você compre um livro. Somos seres humanos na busca de um ideal, procurando obter resultados com a realização de nosso trabalho. Ao comprar um livro estará nos ajudando a desenvolver novos projetos.

Publicações Conhecimento Náutico 

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Nesta hora de reflexão, sabemos que você pode fazer a diferença. Pois a sua doação será aplicada no desenvolvimento dos processos e dos projetos, de forma a alavancar e conquistar nossos objetivos. Desde já agradecemos a sua participação, o que nos motiva a cada dia melhorar mais.

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sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Novidades ORC - Por Manolo Bunge

INDO AO 2014
Artigo de Alessandro Nazareth, ITC Chairman da ORC - publicado na Revista
Seahorse edição Fevereiro 2014

Novidades ORC

A temporada de 2013 teve um sucesso fantástico - um incremento de 15% nos certificados emitidos ao redor do mundo e campeonatos internacionais com resultados disputados ponto a ponto por flotilhas muito numerosas - mas isso não impede o ITC de seguir procurando e explorando maneiras de melhorar o sistema de rating para temporada 2014. 

Enquanto isso, o fato que não houve nenhum tipo de preocupação ou dúvida com o VPP ajudam a validar os resultados do novo modelo hidro-aerodinâmico introduzido nos inícios de 2013. Pesquisas sendo realizada atualmente no modelo aéreo (no túnel de vento de Milan e usando CFD com o código OpenFOAM no Wolfson Unit) continuam em paralelo com outras áreas de melhoramento para serem implementadas o ano próximo no VPP.

Velas de proa
Um dos destaques do sistema de rating da ORC é a nova definição de Velas de Proa, que se alinha diretamente com as ERS (Regras de Equipamentos de Regata) e RRS (Regras de Regatas) da ISAF: qualquer vela com uma relação na envergadura na altura média abaixo de 75% da envergadura do pé da mesma será considerada como Vela de Proa, sem nenhuma limitação na valuma, se tem ou não talas, ou se é voada livre ou com o borde de ataque restrito (num estai). 

Todas as Velas de Proa serão medidas como bujas/genoas (ou seja: LPG, JL, JH, JGT, JGU,
JGM, e JGL). O VPP está agora preparado para atender os seguintes tipos de velas de forma
correta:
  • Bujas que não sobrepõem: velas de proa de garrunchos ou foil com LPG < 110% do J, com ou sem talas, com ou sem valuma aluada (sem modificação do VPP 2013).
  • Genoas e bujas que sobrepõem: velas de proa de garrunchos ou foil com LPG > 110% do J, sem talas, com ou sem valuma aluada (sem modificação do VPP 2013). A grande diferença com o ano passado é a possibilidade de ter genoas com aluamento positivo.
  • - Genoas e bujas que sobrepõem: velas de proa de garrunchos ou foil com LPG > 110% do J, com talas, com ou sem valuma aluada (um novo grupo de coeficientes aéreos tomará em conta o incremento em eficiência devido ás talas).
  • Velas de Proa sem garrunchos ou foil: com ou sem valuma aluada, sem talas (sem modificações em relação ás velas Código 0 mas agora com a possibilidade de terem aluamento inferior á limitação previa de 55%).
  • - Velas de Proa sem garrunchos ou foil, com ou sem aluamento, com talas (o incremento da eficiência devido as talas será medida com coeficientes aéreos específicos e agora poderão ter aluamento inferior ao limite de 55% anterior). Então não há diferenças para velas já existentes, mas o VPP vai modelar o incremento em performance das velas de proa taladas (exceto para bujas sem sobreposição) e a extensão de aluamento possível nos Código 0 por baixo dos 55%.
Estudo do CFD

A pesquisa do ITC foi realizada utilizando o Túnel de Vento Virtual em CFD produzido pelo Wolfson Unit utilizando o código OpenFOAM, rodado no super-computador IRIDIS 3 da Universidade de Southampton, sob a coordenação de Andy Claughton. Jason Ker providenciou um arranjo de formas voantes para este estudo, comparando-os com os dados existentes de túnel de vento para intentar desenvolver uma nova metodologia de tirar potência das velas.

O modelo aéreo atual descreve empurre (lift: Cl) contra resistência (drag: Cd) como uma linha reta, quando na realidade as velas produzem uma ligeira curva. No inicio da curva teremos o momento quando soltamos as velas para reduzir potência em ventos fortes e criando resistência extra; no meio da curva é onde a linha reta do VPP coincide sem problemas; e no final de curva é onde teremos as velas bem caçadas para obter potência máxima delas sem preocupar-nos com resistência.

Isto nos ajuda a entender melhor a interação dentre resistência induzida e altura do centro de esforço, permitindo assim
melhorar o esquema atual de 'despotenciamento' das velas de barcos com área vélica/altura do mastro em relação ao momento de inércia diferentes.

Outras mudanças importantes no VPP

  • O peso default para os mastros de fibra de carbono é ligeiramente maior, baseado na maior densidade do carbono utilizado nos tubos atuais. Isto só afeta barcos que não tenham pesado o mastro.
  • A matriz de tempos corrigidos utilizados no rating Offshore Single Number foi modificada para refletir uma variação mais realística das velocidades e ângulos de vento em regatas de alto mar.
  • O benefício Todas Velas de Dacron dos certificados ORCc foi estendido á ORCi.
  • Limitações e restrições em equipamentos e materiais foram modificados para serem consistentes com outras regras deClasses e da ISAF. Desta maneira, macacos hidráulicos de tencionar o mastro estão permitidos a bordo embora não possam ser acionados enquanto em regata; e o uso de titânio ou carbono nos postes dos guarda mancebos agora é permitido.
  • O modelo hidrodinâmico aplicado em 2013 segue sendo refinado.
  • Barcos com quilha dupla e bulbo podem ter certificados emitidos.
Manolo Bunge tecsail@hotmail.com


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domingo, 19 de janeiro de 2014

VELEIRO APRISIONADO ! - Hei de Navegar

Um grande veleiro aprisionado ,
uma navegada imprecisa, impossibilitou de navegar,
descansa entre os grãos de areia,
de uma praia deserta, com vontade de lutar. 


Ver a maré subir, um salto para navegar, 
há poucos metros bate o teu coração,
o vento na tua alma reluz a esperança, 
dissemina a solidão em emoção.


Veleiro audaz, não entristeças,
este seu olhar para seu desejo, 
não reclames pela indiferença,
na rajada da manhã, tens a singularidade,
e marcas tua presença.


Vem veleiro, vem ter com seu capitão,
partilhemos juntos a nossa dor,
do sentimento apoitado de solidão
do querer apenas navegar por amor.
O nosso rumo não existe desistência,


não julgue ou pense que te deixo,
na maré marcaremos a diferença,
neste mar azul iremos singrar. 
Vamos progredir na solução,


com harmonia de olhar no horizonte,
deixemos a margem praiana, com alegria,
levamos conosco a sabedoria e a razão.
Abandonar o barco é uma indecisão, 
Mesmo se a razão existir,
Veleiro não merece este capitão, 


Hei de navegar ! O próximo farol, 
Meu capitão irá contornar,
Assim que a maré avançar. 

Rommel Castro
19.04.2014





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Treinar a mente.

Nem sempre nos preocupamos em treinar a nossa mente. Muita das vezes podemos achar até que não seja possível. Acordamos e lá vamos nós usar a mente com todos os seus conflitos, desejos, tomadas de decisões, incertezas, sonhos, preocupações. Passamos o dia ligado e se nos perguntarmos sobre o que ela realmente está fazendo de correto? Acredito que não saberemos uma resposta exata. Pois não estamos preparados para isto.
Com o decorrer dos anos descobrimos um pouco, que o sistema em que nós vivemos vai nos moldando de acordo com a cultura, com o estudo, com aprendizagem, e com a vivencia. Há de chegar um momento que com certeza você pensará neste assunto, o seu bem estar irá falar mais alto, e refletir será uma boa opção.

 
 
 
Utilize a internet para lhe auxiliar nos seus exercícios, tenha acompanhamento de profissionais.

Mudança de Paradigma

Apreciar as pequenas conquistas deve ser um hábito para aqueles que pretendem contribuir para a cultura náutica. Cada pequena conquista tem um sabor especial e toda a conquista, por menor que seja, deve ser elogiada e compartilhada. Não há dúvida de que para alcançarmos o sucesso temos de trabalhar duro por um longo período. Este sucesso não vem da noite para o dia, ele é construído ao longo do tempo. Acredito que, entre os participantes de atividades náuticas, haja muitas pessoas de visão, dispostas a compartilhar novos conceitos; no futuro iremos comemorar juntos o sucesso de nossas ideias.  

Cultura Náutica e Mentalidade Marítima

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Por que motivo divulgamos a venda de nossos livros? Todo o nosso trabalho procura atingir os objetivos que almejamos, e para tanto são necessários recursos financeiros, que nem sempre estão disponíveis. Temos a certeza que você sabe muito bem como funciona. Torcemos para que você compre um livro. Somos seres humanos na busca de um ideal, procurando obter resultados com a realização de nosso trabalho. Ao comprar um livro estará nos ajudando a desenvolver novos projetos.

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Com este livro você terá acesso a informações que lhe permitirão construir o seu primeiro barco. O livro contém todo o projeto do Optimaster 310 e informações relevantes para a construção amadora.




Adquirindo este livro você terá as informações passo-a-passo da construção do Optimaster 310. Com esta experiência você definitivamente estará integrado no mundo da construção amadora. Este livro lhe ensinará a fazer o Optimaster 310 para seu uso ou para a sua Escola de Vela. 

Lendo este livro você estará dando os primeiros passos para dominar  o conhecimento náutico básico. Irá se preparar para a sua primeira velejada, conhecendo a magia deste esporte encantador. 

O portfólio de fotos da Classe Star contém um relato histórico e fartamente ilustrado da criação da Flotilha Paranoá e de seus velejadores. O portfólio lança um olhar sobre o Lago Paranoá, que com a sua beleza plástica permite a prática de esportes náuticos em toda a sua extensão.
Coletânea de fotos da flotilha de veleiros Delta 26 de Brasília que singram o lago artificial de Brasília, o Lago Paranoá. Velejadores experientes, esportistas e famílias e navegam neste excelente barco, principalmente nos finais de semana.
Um livro escrito em 1947 por Lélio Graça, meu avô, no qual conta todo seu amor pela vida, através de suas poesias e cartas. Um exemplo para os netos e bisnetos se preocuparem com a sua vida e, ao passar por ela,  deixarem um futuro registro.

Utilize a tecnologia.



Colocamos em nossa pagina um código QRCODE. Com ele você pode baixar um programa para o seu celular e ativar o aplicativo. Pode também disponibilizar o aplicativo para seus amigos. Nesse aplicativo, disponibilizamos para você, gratuitamente, o projeto para fazer o Optimaster 310 4shared Mobile





O nosso projeto gratuito Optimaster 310 lhe permitirá entrar no mundo da construção naval amadora. Construa primeiro a maquete, a fim de que você tenha uma ideia básica do conjunto da construção do seu primeiro veleiro. Na execução do projeto você deve transpor as medidas, sem ampliar o tamanho dos desenhos disponibilizados. O nosso projeto no é aplicativo é gratuito Google Drive

 
 
 

A primeira etapa de quem executa um projeto é estudar.  Dominar o conhecimento necessário, uma ação que deve ser considerada como prioridade, pois  envolverá a decisão final de levar adiante o projeto. Você pode tirar dúvidas diretamente com o idealizador e consultor Eduardo Marcondes: rqmarcondes@terra.com.br  Este projeto foi idealizado de modo a que você, na sua localidade, tenha acesso a todos os materiais necessários para a construção. Também disponibilizamos para você vídeos para estudo através do Canal Youtube
 
 


A nossa Rede Virtual do Conhecimento Náutico oferece a você uma coletânea de publicações que lhe ajudarão em seus estudos no âmbito da cultura náutica e da mentalidade marítima. Você pode conhecê-las na nossa Rede Virtual do  Conhecimento Náutico
 
 
 
 
 

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Nesta hora de reflexão, sabemos que você pode fazer a diferença. Pois a sua doação será aplicada no desenvolvimento dos processos e dos projetos, de forma a alavancar e conquistar nossos objetivos. Desde já agradecemos a sua participação, o que nos motiva a cada dia melhorar mais.

 
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Gostamos muito de receber, e recebemos destas pessoas um grande trabalho, e nos sentimos satisfeitos quando realmente o trabalho é bom, e bem intencionado.
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